Amarrações de Lenços e Afins – Parte 1 “Lenços Grandes”

por Denise Gebrim

Atendendo a pedidos, resolvi falar hoje sobre lenços, pashiminas, xales e cachecóis! Antes tarde do que nunca, né gente? Agora, como o post ficou muito grande vou dividir em algumas partes.
.

AmarracoesdeLençoseAfins.

Todo mundo sabe que, para incrementar um look básico, não há nada mais charmoso do que adicionar lenços, echarpes, cachecóis ou xales ao visual, para garantir um “up” instantâneo com um toque de elegância.

Qualquer um destes acessórios mudam completamente a proposta da roupa, podendo ser apenas um detalhe ou se tornar a atração principal. São ótimos também pra levar em viagens (não ocupam espaço!) e ainda ajudam a esquentar o pescoço nos dias mais frios, protegem do sol nos dias mais quentes e o melhor de tudo, enfeitam!

.
Para começar, um mini dicionário:

Lenço:
Os “foulards” ou “carrés de soie”, lenços ou quadrados de seda em francês, são representantes do estilo clássico e geralmente seguem a metragem de 90cm x 90cm para os grandes e 40cm x 40cm para os pequenos.

Echarpe:
Echarpe é uma faixa de tecido leve, como: seda, crepe, voile, etc…, usada para envolver o pescoço e/ou o colo. Usada na grande maioria para enfeitar, sempre vem acompanhada de conotação festiva.

Estola:
Faixa larga feita de pele de animais ou de tecidos pesados como veludo, geralmente é usada só em eventos mais sofisticados.

Xale:
Espécie de manta que envolve o corpo pode ter diferentes formatos (retangular, quadrada, triangular), tamanhos e acabamentos (como franjas). Geralmente, é feita de lã, tricot ou crochê.

Pashimina:
Pashimina é o nome do fio de lã super delicado usado na fabricação da peça. Na verdade, ela nada mais é do que um xale. Porém, mais estilosa, chique e quentinha, que pode ser usada de inúmeras maneiras.

Cachecol:
Cachecol é uma faixa de tecido que serve para agasalhar o pescoço, otima para o dia-a-dia. Normalmente, feita de tricot pode ser longa ou estreita. A palavra vem de “cacher”, de esconder e “col”, de pescoço.
.

Continuando :

Para iniciar as “Amarrações de Lenços e Afins” confira algumas sugestões de nós que podem ser usados em todas as horas.

.

Lenços Grandes

.

LençoGrande

.

1).

LençoGrande(1)Dobre o lenço ao meio, formando um triangulo. Depois, vá dobrando o triangulo até ficar uma tira. Passe atrás do pescoço e deixe as duas pontas do mesmo comprimento na frente. Cruze as pontas. Cruze novamente. Traga as duas pontas para trás do pescoço e dê um nó.

.

2).

LençoGrande(2)Depois que fizer a tira, como no exemple 1, dê um nó frouxo no meio do lenço. Coloque no pescoço, posicionando o nó na frente. Leve as pontas para trás do pescoço cruze-as. Depois, traga as pontas de volta para frente. Enfie as pontas, um lado de cada vez, dentro do nó e puxe!

.

3).

LençoGrande(3)Dobre o lenço ao meio formando um triângulo. Posicione a ponta do triangulo sobre o busto. Leve as duas postas para trás, cruze-as e depois traga as de volta para frente. Dê um pequeno nó!

.

4).

LençoGrande(4)Simplesmente, dobre o lenço ao meio formando um triângulo e amarre as pontas atras do pescoço, deixando frouxinho!

.

5).

LençoGrande(5)Assim como no exemplo 1, dobre o lenço em triângulo e depois várias vezes até formar uma faixa. Coloque o lenço ao redor do pescoço, com as pontas viradas para o lado e amarre um nó deixando as pontas caídas.

.

6).

LençoGrande(6)Faça como no número 5, mas ao invés de dar um nó de primeira, dê mais uma volta no pescoço!

.

7).

LençoGrande(7)Dobre o lenço ao meio, formando um triangulo e depois vá dobrando até ficar uma tira. Amarre um nó em apenas um dos lados do lenço. Passe a tira atrás do pescoço e deixe duas pontas do mesmo comprimento na frente. Enfie a outra ponta dentro do nó e ajuste a altura! (P.S.: Eu adoro essa amarração!)

.

8).

LençoGrande(8)Dobre seu lenço formando um triângulo. Coloque o lenço na cabeça, posicionando a dobra da frente do triângulo na linha onde termina a testa e começam os cabelos. Puxe-o para trás com cuidado e dê um nó meio lateral.

.

9).

LençoGrande(9)Dobrado em tira, posicione o lenço na cabeça com as pontas para baixo e amarre um nó embaixo dos cabelos.

.

.

Fora todas estas maneiras, o lenço grande ainda pode ser usado tanto amarrado na alça, enfeitando a bolsa, no passante da calça, como um cinto, ou preso no rabo de cavalo. Como você pode ver, é só usar a criatividade e não faltarão maneiras de utilizar seu lenço com beleza!

Ainda em tempo, (eu sei que algumas blogueiras já postaram, mas não custa lembrar!) no site da Hermés é possível baixar um arquivo em PDF, com vários jeitos de amarrar lenços! Se você ainda não o conhece, clique aqui. Entre onde diz “playtime with your scarf”, do lado direito, para baixar o arquivo.

Nos próximos dias, amarrações para lenços pequenos, cachecóis, echarpes e também pashiminas! Aguardem!!!

.

P.S.: Para ver a foto maior, clique em cima dela!
P.S.2: Se alguem não entender alguma amarração específica deixa nos comentários o número  e a dúvida que vou tentar ajudar. E se, mais de uma pessoa não entender o mesmo posso fazer passo-a-passo, ok?!
0 Amaram

48 ideias sobre “Amarrações de Lenços e Afins – Parte 1 “Lenços Grandes”

  1. Inglith

    Bem não tentei fazer nenhum, ainda! Mas os mais complicadinhos parecem ser o 1 e o 2, parecem, não sei se realmente são! Mas seria legal ver o passo a passo deles. Se vc puder fazer, seria bem interessante vc fazer um video com tds não??

    beeijo!

    Responder
  2. Aline

    Oi, Denise!!
    Acho lindo usar lenços, mas nunca uso pq não sei se ficariam legais em mim: sou magra, mas tenho seios grandes.
    Vc acha q fica legal ou acaba dando volume demais nos seios?

    Beijo!

    Responder
  3. Lilian

    q post ótimo!!!

    é verdade que mtos blogs já postaram inúmeros jeitos de amarrar os lenços… mas eu n vi nenhum que desse a indicação do tamanho correto do lenço!!! essencial…

    vou ficar de olho aguardando os próximos…

    Responder
  4. Ana Paula

    Oi!

    Obrigada! Adorei o post! Tenho a maior dificuldade de usar lenços grandes… os pequenos eu tiro de letra e adooooro!!!

    Tenho uns três lenços grandes pq nunca fico satisfeita com a amarração que eu invento… Vou tentar esse tipo “gravata”, depois eu conto.

    Acompanho o blog, mas nunca tinha comentado… Adoro mto, parabéns pelo carinho com os posts!

    Beijos, Japa

    Responder
  5. Monica

    Caracas Dê,
    amei de paixão todas as dicas, só sabia fazer 2 de todas as amarrações! Acho que entendi todas, vou tentar cada dia uma….tava enjoada já de fazer sempre do mesmo jeito.
    Continue assim eim, ajudando as amigas a se vestirem melhor e com mais alternativas!
    Bjokas e saudades da senhorita e do seu marido!

    Responder
  6. Frescuras | por Vivia Maria

    Denise esse era meu desejo: alguem que saiba ensinar como amarrar lenços! e vc fez isso divinamente.
    Vc é super comprometida, prometeu o WIYB semanal e está cumprindo não conhecia se blog estou apaixonada.
    Vou add no meu bloroll e fazer umas chamadinhas pro seu blog.

    beijos ;**

    Responder
  7. Thay

    Olá Denise…

    Acompanho a mto tempo seu blog…maaas num tinha comentado…vendo este post dos lenços pensei…TENHOOO que comentar!!!

    Ameeei..de verdade msmo….
    Todo mundo fala de lenços pra cá…lenços pra lá…mas eu ainda não tinha visto um post feito no capricho ensinando a galera como usar!!!
    Parabéns…

    Já tá mais que salvo nos meus favoritos…hehehe
    Estou ansiosa pra “Parte 2″
    =]

    Bjos

    Responder
  8. Pingback: Batik!!! « Porcinas

  9. Fefa

    Dise,
    morri de rir no número 8, lembrei do meu aniver de 14 anos quando vc brincava comigo de usar lenco na cabeca…. influencias do sangue…. hahaha lembrei da vovo!!!!Saudades, amo vc.

    Responder
  10. Pingback: Amarrações de Lenços e Afins – Parte 2 “Cachecóis” « Diário de Acessórios!

  11. Pingback: Amarrações de Lenços e Afins – Parte 3 “Pashiminas” « Diário de Acessórios!

  12. Lucia

    Olá adorei a reportagem, porém ainda me restou uma dúvida eu tenho uma echarpe de tecido bem fininho na cor verde musgo e gostaria de usar como lenço no pescoço, mas por ser um tecido mais fino com que blusa posso usar ? pode ser uma básica ???
    Obrigada

    Responder
    1. Denise Gebrim Autor do post

      Pode ser qualquer blusa que não tape o pescoço! Camisa de botão, regatinhas, camisetinha de gola V. ! E se o lenço foi liso pode ser blusa com estampa tb! Listrada, xadrez e afins….

      Beijossssssssss

      Responder
  13. Pingback: ///Blitter (Blog+Link+twiTTER) «

  14. Joana

    Acho que nem preciso falar que gostei do seu blog né?! Estava procurando dicas de amarrações, e de novo achei o “Diário de acessórios”!! Agora é tentar fazer os “modelitos”! E como adoro indicar tudo que eu gosto, tá aí a loja que comprei meus lenços femininos, cada um mais lindinho que o outro, sem falar na ótima qualidade! Um beijo e até mais!!

    Responder
  15. Vanessa

    Oii De, sei q já faz mto tempo este post, mas te encontrei a pouco tempo….rsrsrs e ñ estou conseguindo visualizar as amarrações, tem algo q eu poderia fazer para conseguir????? Bjão

    Responder
  16. Denise Gebrim

    Nossa! Um vídeo?! Fiquei tímida kkkkkkk
    Bom, vamos ver como todo mundo reage, se vc realmente não vai conseguir fazer e ai depois a gente volta ao assunto do vídeo, tá? hihihi
    Beijo Grande!!!

    Responder
  17. Denise Gebrim

    Mariane, esse que eu usei tem 90cmx90cm!
    Vê se o problema era realmente o tamanho! Se não for, me escreve de novo que eu tento explicar melhor, tá?
    Beijokassss

    Responder
  18. Denise Gebrim

    Obrigada Lili, que bom que você gostou!
    Quanto ao esmalte, tem post sobre ele aqui no Blog! É da Dote e o nome dele é Porto de Galinhas!!!
    P.S.: Eu acho ele fofooo!!!

    Responder
  19. Denise Gebrim

    Aline, a gente realmente tem que prestar atenção nas proporções! Isso é super importante!
    Qualquer volume exagerado ou muito colorido na região do busto vai chamar ainda mais a atenção mas, como você é magra não acredito que haja grandes problemas!
    O que eu posso te aconselhar é usar os modelos onde as pontas caem soltas pois eles ajudam a alongar a silhueta! Sempre!
    Agora, não fique encanada! Seu maior conselheiro é o espelho e tenho certeza que você ao tentar as várias opções vai ver o que fica melhor em você!
    Só para você saber, eu também tenho seios grandes e adooooro usar lenços! Mas, como te disse opto sempre pelos modelos que ficam com pontas caídas como o número 5 e 7 . Os outros mais pra cima uso quando estou de camisa ou tem um blazerzinho por cima ou jaqueta!
    Portanto, não se preocupe e tente uma coisa diferente pra você ao menos saber como se sente! Ouse!

    Beijoss,
    Denise

    Responder
  20. Denise Gebrim

    Oi, Ana!

    Obrigada!!! Que bom que você gostou! Realmente é tudo feito com muito carinho!
    Depois quero saber sobre a sua tentativa, hein?! Vai ficar lindo, certeza!
    Ahhhh, e a partir de agora pode tratar de comentar sempre!!! ;)
    Beijokas,

    Responder
  21. Denise Gebrim

    OBAAAAAAA!!! :)
    Obrigada Thay!!!! Que bom que você gostou!!!
    Aproveite as dicas para ficar ainda mais linda e agora que já comentou uma vez, comente sempre, hein?!
    A parte 2 já saiu! Agora nos próximos dias vêm as restantes!!!!

    Beijokassss,

    Responder
  22. Denise Gebrim

    Poxaaa….que legal!!! Fico feliz de conseguir passar a seriedade do meu trabalho!!!
    Já fui conhecer seu blog e também adorei!!!
    Seja bem vinda sempre por aqui, viu?!
    Beijokasss,

    Responder
  23. Denise Gebrim

    Opaaaa!!!
    Também tô morrendo de saudades de vocês! Que tal um programinha de casal esse findi?!

    Quanto ao post, que bom que você gostou!!! Pode deixar que vou continuar ajudando as amigas kkkkkkkkkkk

    Beijokas amore! Me ligaaa

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>