Dicas para Organizar o Closet – Ano Novo, Vida Nova!

por Denise Gebrim

Todo final de ano é assim, fazemos dezenas de novos planos para o ano que está vindo e no final das contas não conseguimos cumprir nem a metade! Acho que o problema é que sempre deixamos tudo para depois e nunca apostamos no agora e em pequenos detalhes que podem fazer “a” diferença na hora de se renovar!

2012 já está quase aí e por isso separei algumas dicas para se renovar para o ano novo! Que tal começar pelo guarda-roupa?! A dica é arrumar e organizar tudo dentro do closet, e ainda, dando aquele ar bonitinho! Bom para quem ainda não viajou ou para quem está de férias em casa mesmo!

O post ficou GIGA, mas vale MUITO a pena! Vamos lá:

  • Para começar, aproveite a arrumação e renovação do armário e selecione peças que você não usa mais para serem doadas e separe as que precisam de conserto para serem levadas o mais rápido possível para a costureira. Lembre-se de que doar as roupas que você não usa mais é super importante e ajuda a começar o ano com espírito mais leve!
  • Cada peça deve ser guardada em um lugar específico, para que na hora de escolher o look você possa localizar com facilidade o que deseja.
  • Muita gente reclama de falta de espaço, mas tudo pode ser resolvido com uma organização inteligente, que também deve ser prática ao ponto de evitar que pouco tempo depois o armário vire uma bagunça de novo. Além disso, a organização também serve para conservar as roupas, sapatos e acessórios por mais tempo.

Personalizar o armário/closet de acordo com o tanto de peças que você e as suas necessidades também é uma boa! Não dá para ficar com um guarda-roupa que não cabe nem metade das suas roupas, por exemplo! Outro exemplo é adequar locais para guardar acessórios e sapatos.

A melhor forma de organizar as peças é em ordem de cor e uso. As peças que você usa mais devem sempre estar mais acessíveis.

Organize as cores assim:

  • Claras para mais escuras;
  • Tecidos delicados para tecidos mais ‘grossos’;
  • Sociais para as mais despojadas e esportivas;
  • Comprimento das peças: curto, médio e longo.

Outra forma de organizar melhor o guarda-roupa é o local de armazenar cada peça:

Gavetas: Nas gavetas devem ficar peças íntimas, pijamas, roupas de ginástica, etc. As divisórias são super importantes para manter a organização. Calcinhas e cuecas, por exemplo, devem ser dobradas estilo ‘envelope’ e guardadas em fileiras ou dentro do sutiã do conjunto, que deve ser guardado aberto encaixados um ao outro. As meias devem ser dobradas e nunca enroladas, porque dessa forma podem estragar com facilidade.

Prateleiras: As prateleiras são os espaços mais comuns e democráticos do nosso armário. Nelas deve-se guardar camisetas, malhas e tudo que pode ser dobrado, além de caixas de acessórios, bolsas e sapatos. As camisetas devem ser dobradas e empilhadas de acordo com o tipo e cor. E cuidado com as pilhas de roupa muito altas!

Cabides: Coloque nos cabides as camisas, jaquetas, blazers, vestidos, calças e saias. Os cabides devem sempre ficar virados  para o fundo do armário, para facilitar na hora de tirá-los.

Para finalizar:

Bolsas

  • Como disse lá em cima, o melhor lugar para guardá-las é nas prateleiras, gavetões ou em nichos, organizadas por estilo, tamanho e cor.
    • Na falta de espaço o negócio é improvisar! Bolsas menores por exemplo, podem ser penduradas na parede!
    • Guardar as peças mais delicadas em saquinhos é uma boa!

Sapatos

  • Para os sapatos não adianta, a melhor forma de organizar é nas sapateiras!
  • Separe os pares de acordo com o estilo: chinelos/rasteiras, meia-pata, sandália, salto delicado, sapatilhas, tênis e etc.
  • Se quiser guardar em caixas ou saquinhos de tecido, armazene os sapatos limpos e se necessário, coloque etiquetas para identificação. Ajuda muito na hora de procurar o par que você vai querer usar!

Roupas de festa

  • Esse tipo de peça deve ser guardada em um lugar especial. Vestidos e ternos devem ser protegidos por capas e colocados em cabides.

Acessórios

  • Para muitas meninas aí vive o drama! Mas é fácil! Porta-jóias, caixinhas e aquelas ‘arvorezinhas’ para pendurar colares são as melhores opções! Já viram o post com o meu armário de acessórios?! VALE A PENA! Para relembrar, entre aqui!
  • Organize por tipo separadamente: anéis, pulseiras, brincos, colares, acessórios para cabelo…
  • Separe as jóias das bijuterias;
  • Organize por uso e ocasião. Separe as peças de festa, mais chiques, das que você usa quase todo dia, por exemplo.

É isso meninas, que tal começar 2012 com o guarda-roupa renovado?! Eu já fiz a limpa desse ano e fiquei muito satisfeita! Acho que essa parte da doação é a mais importante de TODAS! Acredito piamente que ao doarmos também abrimos espaço para novas coisas entrarem! Pensem nisso!

Além do mais, essas mudanças que parecem ‘simples’ podem atrair energias renovadoras para o próximo ano e quem sabe inspirar para outras mudanças necessárias nas nossas vidas, não é mesmo?! Quero saber a opinião de vocês também e se alguém tiver mais dicas de organização, vamos dividir aqui nos comentários!!!

1 Amaram

8 ideias sobre “Dicas para Organizar o Closet – Ano Novo, Vida Nova!

  1. MILLA MEDINA

    Olá, adorei as suas dicas sobre como organizar um closet! Que tal agora algumas sugestões sobre montar um guarda-roupa (as peças essenciais)… Abraços, Milla.

    Responder
  2. webenvios

    O E-mail Marketing é uma solução para malas diretas postais. Sua principal diferença é que, com ele, você poderá controlar seu resultados com relatórios disponíveis em tempo real. Você visualiza quantos clientes abriram seu e-mail, quantos clicaram, confere os destinatários com problemas, além de contar com vários outros recursos que asseguram o sucesso da sua campanha.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>